quinta-feira, 19 de março de 2015








O Branquinho



Cumprindo a promessa de um uniforme por dia nesta semana, primeiro vamos quebrar mitos e “historinhas” e conhecer o quê realmente significa nosso primeiro uniforme.





O uniforme branquinho representa a simplicidade do iniciante, embora possa (e deva) ser usado enquanto durar sua jornada na Doutrina. Representa sua libertação da personalidade e seu mergulho na individualidade espiritual. No período das aulas de Desenvolvimento e Iniciação, o branco tem o significado de que o médium está preparado para receber coisas novas. O quê faz parte de sua personalidade, do seu dia a dia, seus pensamentos mundanos, tudo fica em “branco” para receber novas idéias e impressões, para despertar e dar lugar a sua consciência espiritual.


 UNIFORME BRANCO – Usado pelas ninfas desde o início de suas aulas de Desenvolvimento e por toda sua jornada na Doutrina, o chamado “branquinho” ou uniforme branco deve ser feito em tergal Verão branco, com pala 5 cm abaixo da cava, saia godê (usualmente a metragem é de 3,50 metros, com 1,40 m de largura), mangas ¾ com 3 cm de folga na boca da manga. As fitas brancas, do mesmo tecido, têm 1,20 m de comprimento e 5 cm de largura, que se cruzam nas costas e dão um nó na frente (nó de gravata), a direita sobre a esquerda. A ninfa deve cuidar para que esteja em perfeitas condições de limpeza, uma vez que o branco suja muito, principalmente a barra da indumentária. Deve ter cuidado para que esteja abotoada nas costas. Deve, também, usar anágua, porque o tecido é pouco denso e pode ter as formas de seu corpo sombreadas, o que indica o uso de roupas de baixo brancas, de tons bem claros ou da cor da pele. Não devem ser usadas calças compridas ou bermudas por baixo do vestido branco. Outro cuidado deve ser com o calçado: uma sandália branca ou clara. Não usar tênis nem chinelos. Não devem usar cinto nem outro qualquer acessório no vestido, bem como colares, pulseiras, brincos e enfeites nos cabelos, demonstrando simplicidade e, o que é mais importante, o despojamento de sua personalidade, dando lugar à individualidade. Desde que use qualquer indumentária, é obrigatório o uso da fita lilás/amarela, com o símbolo de Apará ou Doutrinador. Sendo emplacada, passa a usar o crachá com a placa. Após sua Iniciação, a ninfa apenas acrescenta o colete, que deve receber o crachá com a placa, em seu lado direito. Para realizar a Estrela de Aspirantes, a ninfa já Iniciada coloca sobre seu uniforme branco uma capa simples, sem forro. Mesmo após todas as suas futuras consagrações, a ninfa terá oportunidade de usar seu uniforme branco. Quando usado para o período do Desenvolvimento, o branco tem o significado de que aquela médium está preparada para receber coisas novas, isto é, tudo o que trazia, na sua personalidade, tudo o que era e pensava em relação à vida, tem tudo que ficar em branco, para, então, poder  receber novas idéias, novas impressões. O seu uso, já com o colete,  nos Retiros, nas Sessões Brancas e outros trabalhos se deve a ser o branco totalmente impermeável a muitas vibrações e formas de energia, assim isolando o plexo da ninfa, com elevado poder de proteção energética.

Usando o “Bom Senso”:


Não preciso repetir o discurso sobre limpeza, não é? Só um toque sobre a barra do vestido das ninfas... Sujam muito fácil e é inevitável ter que lavar depois de cada uso para não encardir.


Já que falamos primeiramente das ninfas... Devem ter o cuidado para que o vestido esteja abotoado nas costas, usando uma anágua, para não demonstrar suas formas físicas (um dos objetivos do modelo é não mostrar onde a ninfa “começa ou termina”), as roupas de baixo devem também ser brancas ou de tons claros. Nada de calças compridas ou bermudas por baixo do vestido branco, e nem tênis ou chinelos.


As faixas brancas, do mesmo tecido, têm 1,20 m de comprimento e 5 cm de largura, que se cruzam nas costas e dão um nó na frente (nó de gravata), a direita sobre a esquerda. O tecido é “Tergal Verão” branco.


Simplicidade e bom senso de novo... Nada de cinto, colares, pulseiras, brincos e enfeites nos cabelos. Branquinho é simplicidade!


Para os mestres, gola abotoada até encima! Então tire a medida correta! A bata branca curta mostrando a barriga na hora do “Obatalá”... Vocês já viram e criticaram! Deve usar cinto preto, quando estiver com calça preta, sapatos pretos, com as meias da mesma cor, evitando tênis e chinelos ou sandálias de dedo.


Sei que muitos podem estar enfadados lendo isso, mas muitas vezes o instrutor fica sem coragem de transmitir corretamente, e acaba “deixando passar” estes cuidados, que podem formar um médium que já inicia sua jornada “sendo vibrado”.


O modelo padrão deve ser seguido rigorosamente, pois destoa muito quando aparece uma “inovação”. Certa vez encontrei um branquinho feito de malha!!! Um não, era um casal, ela com o vestido e ele com a bata! Sem contar,nos inúmeros tecidos “mais frescos” ou “mais quentes” que por si só já destoam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário